Freixenet: o melhor passeio do mundo




Todo mundo que lê meu blog sabe que sou fã das Cavas da Freixenet e claro que na minha viagem para a Espanha eu não poderia deixar de ir conhecer a sede e a história dessa vinícola que acompanhou os principais acontecimentos da minha vida.


A Freixenet comercializou sua primeira garrafa em 1914, mas foi só após a guerra que ela começou a crescer significativamente e se destacou no mercado mundial de espumante.



Nos anos 70 a Carta Nevada se tornou um grande sucesso, ganhando espaço no mercado e tornando a marca cada vez mais conhecida. O mais legal de tudo que aprendi na minha visita é que o meu conceito de que Carta Nevada é Semisec e o Cordón Negro (outra Cava da Freixenet) é Brut está completamente errado. Na verdade, ambas são linhas de Cavas, e ambas existem em mais de uma categoria de espumante. Claro que pedi para provar a Carta Nevada Brut, fiquei super curiosa e não poderia voltar para o Brasil sem degustá-la. A Cava é extremamente fresca, super frutada, com um leve adocicado natural que torna aquele "trim" dos bruts leve, um verdadeiro carinho.


Além da Freixenet, o grupo possui mais de 17 vinícolas em diversos países e regiões do mundo, fazendo tanto espumantes quanto vinhos tranquilos, inclusive aqui do lado, no Uruguai.



O rei da Espanha Juan Carlos I autorizou a utilização da palavra "Real" em uma cava específica da Freixenet. Sem esta autorização, na Espanha, não é permitido a utilização desta palavra em nenhum produto.



A Cava Reserva Real é incrível, extremamente fresca, com notas de fermento bem presentes e um toque de frutas secas. Seu perlage elegante é digno da nobreza. 
Super especial ela merece mesmo o título de nobre que recebeu.



Além dessas cavas provei mais algumas. Cada uma perfeita para uma ocasião específica.
A Vintage é, sem sombra de dúvidas, a minha preferida, até porque vende no Brasil, e porque resume tudo que eu espero após o barulho da abertura de uma garrafa de espumante.
A Cava Cordón Negro Brut traz características semelhantes, com um custo mais acessível. Vale tê-la na adega.
Já a Elyssia seria minha preferida caso eu ganhasse na loteria, ou me mudasse para a Espanha. Aqui no Brasil, para a minha realidade, ela é apenas para dias especiais…
Já a Malvasia é uma Cava doce, perfeita para acompanhar uma sobremesa elegante, como queijo de cabra com mel e nozes. 



Outra curiosidade que acho bacana citar, que os brasileiros não estão familiarizados, é que toda Cava tem uma estrela na rolha. É esta estrela o símbolo de que todas as regras estabelecidas para a elaboração do espumante "Cava" foram respeitadas. Na verdade, serve como uma marca de garantia para o consumidor e de orgulho para a vinícola.



A Freixenet recebe por ano mais de 90 mil visitantes e, sinceramente, se você ainda não foi, precisa ir. Comece já a se organizar financeiramente (afinal com o Euro do jeito que está) e dê um jeito de viver esta experiência. Até lá, agradecemos a Qualimpor (importadora da Freixenet no Brasil) por trazer alguns desses produtos para a nossa realidade. Aliás, a marca já está presente em mais de 150 países, ainda bem que estamos entre eles.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário