Manteiga de Vinho do Porto

Eu tive o grande prazer de passar um fim de semana no Grande Hotel Sao Pedro, do Senac.

Foi um privilégio, porque além de todo o serviço - impecável - do hotel e de toda programação especial para crianças, adolescentes e adultos, ainda conseguimos aproveitar as piscinas, o parque de águas, os banhos relaxantes e muita música. 

Chef Dijalma Boa Sorte, Ale Guerra e eu
Paralelo a tudo isso está a estrela do hotel: a cozinha. Sob o comando do Chef de Cozinha Executivo Dijalma Boa sorte, que com muito carisma coloca sua paixão no tempero e nos entrega comidas delicadas e cheias de sabor. 


Conversando com o Chef, consegui que ele me passasse a receita de uma manteiga deliciosa que experimentamos, feita com vinho do Porto.  Eu ainda não testei em casa, mas quem me segue no instagram logo, logo verá que vou postar, pois está nos meus planos colocar em prática e unir minhas grandes paixões vinho e pão, que já formam um casal perfeito normalmente, assim então, nem se fala.
Desde já agradeço ao Chef Dijalma por ceder a receita e por todo carinho que nos dedicou enquanto estivemos no hotel.
Santé!

Segue a receita:

Manteiga de Vinho do Porto

Ingredientes:

Manteiga sem sal                                                               400g
Sal refinado                                                                          Q.B.
Vinho do Porto                                                                     500ml
Mel                                                                                         60g (3 colheres de sopa)
Alecrim                                                                                  Q.B

Modo de preparo:

Coloque a manteiga em um bowl até ficar em ponto de pomada.
Em uma panela pequena, coloque o vinho do porto, o mel e um galho pequeno de alecrim. Leve em fogo baixo e deixe reduzir até 20% do volume total, ou seja, até aproximadamente 100ml (é muito importante que essa etapa seja feita em fogo baixo, caso contrário, a preparação poderá amargar). Retire o galho de alecrim.
Com o auxílio de um pão duro, incorpore a manteiga e a redução de vinho do porto, até ficar homogêneo e tempere com um toque de sal.
Modele no formato desejado e coloque na geladeira por pelo menos duas horas.
Sirva com pão quente.

Dica do Chef: Podemos fazer várias opções de manteigas com essa mesma receita, o segredo é trocar o vinho utilizado, como por exemplo o Jerez.


Dijalma Francisco Boa Sorte

Chef de Cozinha Executivo

Grande Hotel São Pedro

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Estou louca para ver se vou conseguir fazer, sou ruim de cozinha com vinho, não tenho paciência para fazer nada em fogo baixo!
      ahahaha
      Nos vemos semana que vem!

      Excluir