Paulo Laureano desenvolve vinhos para harmonizar com Bacalhau.

Jane Prado e Paulo Laureano
Para encerrar os posts sobre a Expovinis de 2016, separei uns vinhos bem especiais.
Eles fazem parte de um projeto super bacana do Paulo Laureano. A idéia era achar um vinho branco e um vinho tinto que harmonizasse perfeitamente com qualquer tipo de Bacalhau, independente do preparo.
Uma tarefa bem difícil, tendo em vista que de prato para prato o sabor muda muito. Mas parece que eles conseguiram, depois de experimentar 8 receitas do chef Vítor Sobral, eles chegaram ao que seria um perfeito e um tinto ideal para esta harmonização.  
Eu não experimentei os vinhos com Bacalhau, apenas usei minha memória para fazer a harmonização e me pareceu que vai ser uma combinação perfeita.



O Bacalhau Escolha branco 2014, é um vinho varietal, feito 100% com Antão Vaz. O vinho se mostrou super redondinho e macio, com uma boa untuosidade sem perder a refrescância. 



O Bacalhau Escolha tinto 2013, é um corte feito com Trincadeira, Alicante Bouschet, Aragonez e Tinta Grossa. O vinho ficou super equilibrado. No nariz apresentou bastante fruta com notas de especiarias. Na boca confirma as frutas e se mostra de uma maciez incrível. Este vinho pode até ficar bom com um prato de bacalhau, mas é perfeito também para harmonizar com um bate papo prolongado entre amigos.

Enfim, vinho português já começa com vantagem para mim, pois adoro, mas este ficou especialmente gostoso.


Os vinhos do Paulo Laureano são trazidos para o Brasil pela Adega Alentejana, importadora que se destaca por selecionar preciosidades em Portugal.

Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário