World Wine Experience Itália 2016


Aconteceu em São Paulo uma super degustação de vinhos italianos, organizada pela World Wine, com o intuito das pessoas conhecerem alguns dos seus mais de 1500 vinhos. A importadora tem renome nacional que entrega vinhos para todo o Brasil através do site e do Tele vendas.

Na oportunidade provei dois Amarones deliciosos, participei de uma master class sobre Brunellos e experimentei dois Franciacorta muito saborosos. Vamos as minhas impressões.

Começando pelos Amarones, vinhos saborosíssimos que valem um dia de grande festividade.



O Amarone della Valpolicella Zenato 2010 é um vinho que parece um carinho, puro equilíbrio, daqueles que a gente coloca na boca e não sente travar em nenhum pouco, pode ficar com o vinho passeando que o tanino não pega de jeito nenhum. Aromas de frutas negras maduras, notas de especiarias e um toque de chocolate. De todos os Amarones que tomei, este foi o que eu mais gostei.



Já o Amarone Classico della Valpolicella Riserva Sergio Zenato 2008 é um vinho sem explicação. Tudo nele é elegante e apaixonante, tem aromas intensos e na boca é macio e envolvente, com um volume que preenche. Eu preciso ganhar na loteria para poder ter umas garrafas dessas na minha adega. 



Outra experiência legal que tive foram os espumantes de Denomincação de Origem  Franciacorta, na Lombardia. 
O BellaVista Cuvée Brut é um corte de Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Blanc. Apresenta um perlage elegante e aromas florais com um toque de baunilha. Na boca é volumoso, fresco e saboroso.


Já o BellaVista Rosé é safrado de 2009 e feito a partir das uvas Pinot Noir e Chardonnay. Apresenta aromas mais intensos de frutas que o Brut, além de um toque de fermento mais pronunciado. Na boca é fresco e saboroso, com o mesmo volume de boca. 


Depois, para encerrar fui participar da Master Class de Brunellos
Lá degustamos dois rótulos de safras 2007 e 2010 de Brunellos do Castello Banfi para entendermos as diferenças. 
O Castello Banfi Brunello de Montalcino 2007 apresentou aromas intensos de chocolate, além de outras especiarias e frutas. Na boca estava equilibrado e com taninos macios. 



Já o Castello Banfi Brunello de Montalcino 2010 se mostrou mais vivaz. Aromas de bala toffe e um toque de café. Dá pra ver de cara que abri-lo agora não é a melhor opção, o vinho ainda aguenta uns bons anos, apesar de que me pareceu um vinho bom para o paladar do brasileiro, que adora fruta. 



Já o Castello Banfi Brunello de Montalcino Poggio Alle Mura 2007 apresentou muito chocolate, eu por mim ficaria tomando-o a noite toda. Com uma cor mais evoluída também apresentou aromas de tabaco, frutas maduras e especiarias. Na boca é picante e com taninos marcantes que indicam que ele ainda aguenta uns anos de adega.


Por último o Castello Banfi Brunello de Montalcino Poggio Alle Mura 2010, um vinho com aromas intensos e bastante vivos. Na boca se mostrou ainda com um pouco de álcool, com bastante fruta e notas de pimenta. 

De todos gostei mais do Banfi Brunello de Montalcino 2007, quem sabe não consigo me programar para abrir um no meu aniversário?
Queria parabenizar a World Wine pela organização do evento. Estava muito bacana e se fizerem para mostrar vinhos de outros países com certeza será o mesmo sucesso.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário