Kalfu: vinhos jovens e vivos


Quando pensamos em vinhos, pensamos logo em status, glamour e tradição, mas tem muita vinícola tentando tornar o vinho uma bebida mais leve e descontraída. O que não quer dizer que seja sinônimo de vinho simples e baratos. Não! Vinho descontraído é vinho jovial, alegre, mas acima de tudo, de qualidade.


Fui conhecer a linha Kalfu de vinhos, da vinícola Chilena Ventisquero. A linha é trazida para o Brasil pela Domno Importadora e é um bom exemplo do que eu estava me referindo. Para falar sobre os vinhos, Alejandro Galaz, o "pai" dos vinhos da linha. Kalfu significa azul, em Mapudungún. Na cultura Mapuche, o azul está associado à origem da vida. Seus rótulos tem símbolos como cavalo marinho, estrala do mar e a sereia. Todos nos remetem ao azul do oceano, ao mar, a vida!



O Kalfu Sauvignon Blanc Molu é um vinho com aromas de frutas tropicais com notas verdes e minerais. Na boca é um vinho leve, fresco, com acidez bem presente. Um vinho fácil, perfeito para o calor desse nosso clima louco.



O Kalfu Pinot Noir Kuda é um vinho com  aromas de frutas vermelhas, mas que por 50% passar por um estagio de 10 meses em barrica, apresenta notas de especiarias. Na boca é elegante. Apresenta acidez equilibrada, um bom volume de boca, além de confirmar os aromas. 



O Kalfu Syrah Sumpai é um vinho com aromas de frutas negras e com um leve toque floral, com notas balsâmicas. Na boca é intenso, com taninos macios e saboroso. Um vinho perfeito para acompanhar um belo prato de carne e harmonizar com amigos.

Enfim, os vinhos são o que eu espero do mundo do vinho no futuro. Alegria, design, sabor e elegância.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário