Quinta do Ameal Loreiro


A nossa realidade nunca foi das melhores quando o assunto é vinho. Seja porque culturalmente o Brasil não tem o hábito do vinho, seja pelos inúmeros impostos que pagamos por aqui, seja pela nossa moeda que não vale nada, seja porque ainda temos muitos preconceitos e verdades equivocadas.
Enfim, vinho parece supérfluo, mas é um assunto muito rico se quisermos nos aprofundar.
E um dos assuntos muito mistificados por aqui são os Vinhos Verdes. Já falei algumas vezes sobre eles aqui no blog, podes dar uma lida no post O que são Vinhos Verdes.


Como nunca é demais colocar, Vinhos Verdes, não são propriamente um estilo. São, na verdade, uma região. E como toda região, guardam estilos bem específicos mas, como em tudo na vida, é preciso lembrar que exceções existem.



Conheci nesta semana, no Winebar, um Vinho Verde bem saboroso. O Quinta do Ameal Loureiro, é feito 100% com esta casta e tem aroma muito parecido com outros tantos vinhos brancos que encontramos por ai. 
Bastante fruta, um toque mineral e notas florais bem intensas. Mas na boca ele se mostrou único. Com uma acidez marcante, pode não agradar aqueles que não estão acostumados, mas para quem aprecia este estilo de vinho, ele se mostrou um "case" de elegância. Corpo bem estruturado, macio e um final longo. 
Claro que para degustar um vinho desses o melhor é sempre harmonizar, pois a sua acidez pede comida. É ótimo para limpar o paladar entre uma garfada e outra. Eu acho que combinaria com mariscos ou frutos do mar. Mas, na verdade, arriscaria passar a tarde com ele e uma tábua de queijos, copas e salames. 
Ouse mais nas suas escolhas, fuga do trivial, conheça suas preferências. E para poder colocar isso tudo na prática, organize suas finanças, existem vários aplicativos que ajudam nesta tarefa. Só assim para sobrar dinheiro para investirmos no prazer de degustar bons vinhos.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário