Grand Cru: um estilo de compra, ou uma compra com estilo?


Tem vezes que é muito prático e simples comprar vinhos pela internet, sou super a favor dessa geração online, onde conseguimos tudo com qualidade e segurança no conforto do nosso lar. 
Mas comprar vinhos pela internet não nos proporciona o incrível prazer de passear entre as prateleiras de uma loja, é praticamente uma volta ao mundo. Então, passa a ter conotações diferentes, não podemos comparar os dois atos. Um, é a compra propriamente dita, e o outro se torna um programa, algo que pode preencher uma tarde de bobeira.
Conheci alguns rótulos da Grand Cru, loja com vários endereços espalhados pelo Brasil, que super valem o passeio. 

Além, é claro, de oferecer um profissional capacitado para te vender exatamente o que procuras para comprar.



Experimentei dois Champagnes super gostosos. Os dois Lacombes são feitos com as uvas clássicas dos Champagnes - Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier - só que em proporções diferentes.
O Lacombe Rosé, com 60% de Pinot Noir, apresenta aromas e sabores de frutas vermelhas com destaque para amoras. Além disso, se mostra fresco e delicado, com a elegância de um grande Champagne. 
Lacombe Grande Cuvée Brut tem um corte bem equilibrado das três castas, apresentando 35% de Pinot Noir e Chardonnay e 30% de Pinot Meunier. O Champagne apresenta os clássicos aromas dos bruts, com bastante fermento e notas de damasco. Além disso, na boca é fresco, elegante e cremoso. Isso sem falar no "trim" na língua que se espera nos grandes Bruts.



Também provei dois vinhos do Languedoc bem interessantes. O Château Vieux Moulin Vox Dei, é um corte de Syrah, Mourvèdre e Carignan. Depois de 12 meses de barrica ele apresenta arromas de frutas vermelhas maduras, com notas de Toffe e pimenta do reino. Na boca ele é volumoso, fresco e elegante. 
Já o Château Vieux Moulin Les Ailes, também um corte das três uvas, mas apresenta aromas mais complexos, com notas de frutas em compota, chocolate e pimentas. Na boca, apresenta tâninos intensos e ao mesmo tempo macios, além de uma boa acidez. Vale a pedida!



Para encerrar saímos da França e fomos dar um pulo na Itália e experimentamos dois vinhos bem intensos e incríveis.
O Pergolaia IGT 2008 é um corte de Sangiovese, Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, que, após 12 meses de barrica, apresenta aroma frutado intenso com muita presença de especiarias. Como todo vinho italiano, ele pede uma comidinha para harmonizar.  
Já o Caiarossa IGT Toscana 2006 é um vinho para ocasiões super especiais. É muito mais complexo, com aromas de frutas vermelhas e negras, com notas de menta e toffe. Na boca o vinho é encorpado e elegante. Um assemblage feito com Sangiovese, Cabernet Franc, Merlot e  Cabernet Sauvignon, mas com Alicante, Syrah e Petit Verdot em pequenas quantidades, usadas quase como um tempero.

Enfim, cada vinho para um momento, cada tipo de compra para uma ocasião, cada garrafa aberta para um brinde… 
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário