Clos des Fous


Eu estava há tempos querendo escrever sobre dois vinhos que eu provei e gostei muito, só que os dias vão passando e as coisas acontecendo e acabei não conseguindo parar para fazê-lo.
Foi bom, pois semana passada pude provar mais alguns rótulos do mesmo produtor, que agora está sendo trazido para o Brasil pela World Wine.
O produtor Clos des Fous surgiu em 2008 numa parceria de 4 amigos no Chile. De lá para cá os vinhos ganharam rótulos bacanas e personalidade própria.


O Clos des Fous Locura Chardonnay 2013 é um vinho com aroma mais amanteigado, sua fruta predominante é o pêssego, sendo que também apresenta notas de flores e um toque mineral. Na boca é um vinho "gordo", com corpo médio, mas que preenche a boca e apresenta um certo frescor. Um belo exemplar para provar que vinho branco não combina apenas com o verão, este pode ser classificado como um Chardonnay para todas as estações.



O Clos des Fous Subsollum Pinot Noir 2012, está um espetáculo. É um vinho com personalidade que em nenhum momento tenta se parecer com um Pinot de Bourgogne. Apresenta bastante fruta vermelha e um leve toque floral. Na boca o vinho é puro equilibrio. Super leve, com taninos macios e um frescor contagiante. Um vinho que harmoniza muito bem com o pôr do sol.



Já o Clos des Fous Grillos Cantores Cabernet Sauvignon 2011 é um vinho bem diferente do que se espera de um Cabernet do Chile, ele é a maior prova de que este produtor quer mesmo que seus vinhos falem por si só e não por uma categoria. O vinho tem aromas de frutas vermelhas, puxando para a cereja, com notas de pimenta e um suave e elegante toque de menta. Na boca é leve e marcante. Um vinho com taninos e acidez na medida certa para provar que um Cabernet Sauvignon não precisa de força para provar que é bom.



O último é o Clos des Fous Cauquenina Blend 2012, feito com Malbec, Carmenere, Syrah, País, Cargnan e Touriga Nacional. Este é o único que passa por estágio em barricas, são 18 meses no carvalho que acrescentam ao arma de frutas vermelhas e especiarias notas de frutas secas. Na boca o vinho se mostra elegante e fresco e com taninos macios. Um belo vinho para nos aquecer nas noites de inverno paulistano.

Enfim, são vinhos que custam de de R$75,00 à R$85,00 e vale a pena provar.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário