Cozinhar com vinho


Beber vinho: é um ato que me da prazer, relaxa e, acima de tudo, permite que eu conviva e tenha momentos especiais com pessoas igualmente especiais.
Mas o vinho não serve só para beber. Vinho é um componente importante também na cozinha. É possível cozinhar com esta bebida tão saborosa. O importante é lembrar que vinho para culinária não precisa ser vinho caro, mas precisa sim, ser vinho bom.



Fui almoçar no Bar Espírito Santo, no Itaim Bibi. Sempre peço bacalhau ou frutos do mar quando vou lá, mas neste dia estava com vontade de comer carne. Pedi um Bife à Marraré. Filé com molho de vinho do Porto e batatas rústicas. 
O prato estava um espetáculo. Delicioso, cheio de sabor, daqueles que a gente fica na dúvida se termina o prato ou deixa espaço para a sobremesa.



Para acompanhar algo tão saboroso não podíamos deixar por menos. Pedimos o Esporão Reserva Tinto. Um corte feito com Aragonez, Trincadeira, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon que passa por 12 meses em barrica de carvalho americano. Essa alquinia toda traz como resultado um vinho cheio de fruta, encorpado e elegante. Aromas de frutas vermelhas maduras, com notas de especiarias. No paladar apresenta taninos macios, corpo, equilíbrio e muito sabor. Adoro!
Enfim, fato é que para cozinhar com vinho é preciso ter o dom e além disso, é preciso ter paciência, por isso vou continuar saboreando estes pratos na rua… paciência não combina comigo!
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário