Villa Francioni 2006 e Villa Francioni Francesco 2006: Qual a diferença?


Fazia tempo que eu queria abrir as duas garrafas de Villa Francioni que estaam na minha adega, mas queria que fosse especial, então acabou que foi ficando, ficando, até que surgiu a oportunidade perfeita: minha amiga Evelyn, do Taças e Rolhas, me convidou para jantar na sua casa, foi automático lembrar das duas garrafas.

A diferença concreta entre elas era o fato de que no corte de uma tinha Syrah e no outro corte não, mas de resto eram só semelhanças e por isso a curiosidade aumentava cada vez mais.
Ambas da mesma vinícola, da mesma safra -2006 - feitas com Cabernet Franc, Merlot, Cabernet Sauvignon e Malbec, sendo mesmo a única diferença uma pequena percentagem de Syrah no corte do Francesco.
Tentei achar as fichas técnicas da safra 2006, mas não consegui, queria descobrir qual a quantidade de meses que os vinhos ficaram em estágio de madeira, mas não descobri, na safra 2009, que está sendo comercializada agora, ambos passam por 14 meses de barrica, então, acredito que a safra de 2006 tenha passado mais ou menos a mesma coisa.



Visualmente os dois vinhos são identicos, a mesma cor rubi puxando para o cobre. Os aromas também estávam muito parecidos, bastante fruta madura, sendo que o Francesco puxava mais para cereja e o Villa Francioni mais para frutas negras, mas ambos com muita especiaria e um toque de tabaco.
Na boca ambos são estremamente potentes e elegantes. Taninos incrívelmente macios, os dois são daqueles vinhos que considero um carinho na alma. Eu diria que o equilíbrio é a melhor palavra para descrevê-los. A única diferença que percebi é que talvez o Francesco tenha um toque mais picante, acho que da Syrah, além de ser um "milímetro mais vivo" que o Villa Francioni.
Vinhos incríveis, que valeram a experiência. Acho que vou providenciar a safra 2009 de ambos para repetir a experiência.
Santé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário