Picnic com aroma de uva!


Eu já escrevi aqui no blog sobre o quanto gosto de Picnic. Estou sempre marcando com alguém de fazer um lanchinho embaixo de uma árvore qualquer. Mas dessa vez o encontro não foi sob uma árvore qualquer, foi um "Picnic nos parreiras, com aroma de uva".

Quando eu morava em Garibaldi, saíamos para passear pelas cidades da redondeza e no caminho, quando era época de colheita, não resistíamos a um cacho de uva direto do parreiral. Aliás, para quem nunca "roubou" (com permissão, é claro) um cacho de uva de uma videira, melhor fazê-lo, pois o sabor parece mais intenso e o simples ato de comer uma uva vira um evento para ser lembrado.



Voltando ao Picnic, marcamos de nos encontrar na Bella Quinta Vinhos Finos, em São Roque. A cada amigo que chegava era um rótulo para degustar, isso sem falar nas delícias que o povo preparou para acompanhar os vinhos.



Começamos em grande estilo com o Champagne Aubry Brut Premier Cru. Além da perlage agitadíssima, ele apresentou aromas intensos de frutas tropicais, com notas de fermento e flores. Na boca, estava fresco, cremoso e apaixonante.



Depois foi a vez de darmos um pulinho na Serra Gaúcha e prestigiar um pouco o que é nosso. O Nero Blanc de blancs, da Domno, estava fantástico. Ele é feito pelo método Charmat, que faz a segunda fermentação em tanques de inox, e foi elaborado 100% com a uva Chardonnay. Também apresentou aromas de frutas tropicais, porém com mais intensidade. Na boca, aquele "trim" delicado de um brut charmat, que tem como principal característica, pelo menos para mim, uma refrescancia sem igual.



Depois tomamos o Pinot Grigio Nomad, da Romênia. Ele apresentou aroma bem frutado, com destaque pêssego. Na boca, super leve e refrescante. Bem bom para o verão.



Ai passamos para o Viognier Cline, da Califórnia. Foi uma experiência bem bacana, o vinho apresentou aromas frutado, com destaque para o abacaxi e notas florais. Daqueles vinhos com um pouco mais de complexidade, mas que ainda assim podem ser servido gelado sem comida alguma.



Por último, um dos meus preferidos de adega, o Sibaris Undurraga, chileno, feito 100% com uva Chardonnay. Aromas de frutas, mas com um toque de baunilha, em função dos seus 9 meses de barrica. Na boca, é amanteigado, denso e saboroso. Outro dia, quando abrir outra garrafa anotarei meus comentários, para fazer uma análise mais completa, neste dia, estava em outro clima.



No fim do dia, a despedida. Mas com a certeza de que nos reuniríamos outras tantas vezes em 2015.
Obrigada Gustavo Borges, pelo cenário deste dia tão especial.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário