Vinhos do Líbano no Brasil

É na Europa que estão os países com mais tradição em vinhos, tanto em produção quanto em consumo. Lá estão as principais "escolas" que transformaram o mundo do vinho no que conhecemos hoje.
Mas o novo mundo vem ganhando espaço. Aqui no Brasil, sem dúvida, Argentina e Chile ainda são os países mais presentes nas gôndolas, mas o brasileiro, como todo ser humano, é curioso e está cada vez mais aberto a conhecer as novidades que o mundo tem a nos oferecer, seja de onde for.


Participei de um evento de vinhos libaneses e fiquei impressionada com a qualidade e com o sabor dos vinhos que degustei. Foquei mais nos vinhos brancos por causa do calor, só dei uma escorregada nos rosés, porque estavam com a cara ótima e também são uma pedida agradável para o verão.

Uvas nativas (autóctones) e internacionais clássicas, com o mesmo objetivo: encantar e cativar paladares.

Eu separei três vinhos que gostei muito: dois ainda sem importador no Brasil e um que já está por aqui, para quem ficar curioso e quiser experimentar.




O Altitudes IXSIR é um corte de  Sauvignon Blanc, Viognier e Muscat, muito saboroso. Um vinho com aromas florais e um toque herbáceo bem sutil. Na boca, é refrescante, com uma acidez bem bacana e um leve picante no cantinho da língua, perfeito para o verão. O Altitudes já está no Brasil, pela Grand Cru e é um belo exemplar do que o Líbano pode nos oferecer em vinhos brancos.



Já o Chateau St Thomas Obeidy, é um vinho feito com 100% da uva Obeidy, autóctone do Líbano. O vinho é leve e fresco, perfeito para o verão. A uva apresenta algo diferente que, no primeiro gole, pode fazer o vinho parecer "áspero", mas que logo fica agradável e tranquilo.




O terceiro vinho que selecionei foi um rosé. Com uma cor bem clássica dos rosés da Provance. O Chateau Nakad Rosé Select chamou atenção pela cor, mas se superou no nariz e na boca. O vinho é um corte de Syrah, Cabernet Sauvignon e Cinsault, com aromas mais complexos e intrigantes. Na boca, apresenta um paladar agradável e equilibrado.  

Infelizmente ainda não temos muitas opções de vinhos libaneses no Brasil, mas com certeza o nosso mercado está mudando e a curiosidade do consumidor está começando a exigir que os importadores tragam novidades para o país.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário