Vinhos da Sícilia, um quê especial.

Hoje é dia de dar um pulinho na Sicília.
Apesar de usar o sobrenome Prado profissionalmente, eu sou muito Juliano, em termos de DNA. O que é bom, pois amo muito este lado da família. São pessoas alegres, que sabem sempre fazer dos limões que a vida nos traz, deliciosas limonadas.
Enfim, cada vez que vou num evento que as pessoas falam em italiano é como se eu resgatasse um pouquinho de um passado que eu nem conheci.
Neste evento degustamos 6 vinhos, da Sicília, bem interessantes. Vinhos com "gosto e aroma de vinho", uma característica que para mim é bem clássica nos vinhos italianos. Parece brincadeira, mas não é. Tem vinhos que a gente "cheira" e num primeiro momento pensa em "vinho",  depois que todo o aprendizado da vida aparece é que começamos a analisar com calma os detalhes que fazem de cada vinho único.





Gostei muito do Mamertino Nero D'Avola. O vinho estava super redondinho, equilibrado, com taninos macios e muita elegância. Intensos aromas de frutas vermelhas e um toque complexo de especiarias. Aliás, adoro vinhos com esse "quê" que nos faz pensar entre um gole e outro.
O vinho é vendido no Brasil por cerca de R$100,00.



O outro vinho que gostei muito foi o Principe Siciliano, também Nero D'Avola. Ele me encantou por dois motivos principais:
1º) por ter muita fruta, o que o torna agradável ao paladar da maioria das pessoas.
2º) por causa do preço: cerca de R$50,00. Um vinho com esta qualidade, neste preço super chama atenção.
Ele apresentou aromas de frutas vermelhas e notas florais delicadas. Na boca, se mostrou macio, agradável e com uma acidez equilibrada. A fruta vermelha se confirma na boca e sua intensidade nos mostra a personalidade clássica dos vinhos italianos.
Enfim, esses eventos regionais são bacanas, pois me ajudam, na prática, a entender um pouco mais o que tanto estudo nos cursos.
Mas quem não tem a oportunidade de participar desse tipo de evento, pode aprender em casa com os amigos, afinal confrarias bem organizadas sempre tem um tema para guiar a alegria de estar entre amigos.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário