Como calcular as bebidas da sua festa.

Eu vivo respondendo email de leitores e atendendo telefonema de amigos para pedir ajuda com as escolhas de vinho. Eu vivo escrevendo aqui no Château sobre vinhos e espumantes que são bacanas para oferecer em um jantar ou recepção, mas sempre acabo esquecendo de escrever sobre um detalhe prático da hora de organizar uma festinha: como fazer o cálculo da quantidade de bebida.
Pois bem, vamos lá:


  • Num jantar ou almoço: 1 garrafa de vinho para cada 3 ou 4 pessoas.
  • Num coquetel: 1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas.
  • Quando você vai servir espumante no começo da festa: 1 garrafa para cada 2 pessoas.
  • Quando você servirá espumante apenas no brinde: 1 garrafas para cada 8 pessoas.
  • Uma garrafa de whisky serve de 10 a 12 pessoas.
  • Quando fizer uma festa só com cerveja, calcule uma garrafa de cerveja (600 ml) 




O legal é sempre colocar uns 5 ou 10% a mais, dependendo do estilo de festa.

Não se esqueça que no verão e em festas, no estilo balada, as pessoas bebem mais água, então fique de olho para não faltar.

Enfim, todos os cálculos são feitos pensando em uma festa de cerca de 4 horas. Agora se for daqueles casamentos que a gente acaba ficando para esperar o sol nascer, melhor comprar mais bebida.
Só mais um detalhe sobre estes cálculos, eles foram feitos com base em pessoas normais ou festas mescladas. No caso de teres uma turma como a minha, melhor colocar uma percentagem a mais sobre os cálculos para garantir, o máximo que vai acontecer é sobrar e teres que levar para casa, mas ai alguns brindes do futuro já ficam garantidos.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário