Diferenças entre Champagne e Espumante

Tu sabes a diferença entre Champagne e Espumante? Na verdade todo Champagne é um espumante, mas nem todo espumante é um Champagne. 
Os vinhos são basicamente divididos em três tipo: tranquilos, fortificados e espumante.
Os tranquilos são os vinhos normais que conhecemos, não gasosos e com álcool entre 8 e 15%. Já os fortificados são aqueles que sofreram adição de álcool, portanto seu teor alcóolico fica entre 15 e 22%. Já os espumantes são vinhos  que possuem dióxido de carbono, ou seja o perlage, aquelas bolinhas de gás que acrescentam charme e sensações à bebida.
Como eu falei no inicio, todo Champagne é um espumante, no entanto para ser chamado assim ele precisa ser da região de Champagne, na França, e seguir uma série de normas, como por exemplo: utilizar apenas as uvas Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier, além disso, precisa passar por uma segunda fermentação através do método tradicional (em um outro post contarei como é feito). 
Experimentei uns Champagnes incríveis que me chamaram bastante atenção.



O Champagne Barons de Rothschild Brut é um Champagne redondinho que harmoniza com qualquer ocasião especial. Perlage fino, aroma cítrico, com um toque de tostado e flores. Na boca pode ser traduzido pela palavra "equilíbrio" e apresenta aquele "trim" dos bruts com uma delicadeza admirável.



O outro Champagne foi o Champagne Barons de Rothschild Extra-Brut. Perlage elegante, com aromas de pêssego e com notas de tostado. Na boca é algo perto da perfeição. Acidez admirável que se equilibra com os sabores intensos e delicados de uma verdadeira obra prima.
Estes Champagnes são trazidos para o Brasil pela PNR Import. E são uma boa opção para substituir os clássicos mais conhecidos no país na noite de Reveillon. Um investimento para virar o ano de forma inesquecível.
Santé! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário