O que são Vinhos Verdes?

No Brasil ainda existe uma grande confusão quando falamos em "Vinho Verde". Isso acontece porque as marcas mais conhecidas aqui são realmente esverdeadas.
"Vinhos Verdes" é, na verdade, uma denominação de orgiem e isso representa uma série de características. Essa região fica no Noroeste de Portugal, entre o Oceano Atlântico, o rio Minho, o rio Douro e algumas áreas de serra. Esta localização é a principal responsável pelo frescor que encontramos em seus vinhos.



Agora de fato: o que significa quando vemos "Vinho Verde" escrito num rótulo?
Bom, em primeiro lugar que não é sinônimo de vinho branco. A região pode produzir, vinho branco, rosé, tinto, espumante, aguardente ou vinagre, todos com a denominação "Vinho Verde", desde que sejam respeitadas as regras de vinificação e elaboração no interior da região delimitada.
Em segundo lugar, existem algumas características que podemos pressupor que estarão presentes numa garrafa de "Vinho Verde".




Se for branco: os vinhos serão bem aromáticos, com bastante fruta e flor, dependendo das uvas. Na boca, encontraremos muita intensidade de sabor, frescor e uma acidez perfeita para harmonizações com comidinhas clássicas de verão.




Se for rosé: Os aromas são de frutas vermelhas e na boca se apresenta igualmente refrescante, mas com maior persistência no final.



Se for tinto: A cor será intensa e os aromas lembrarão mais frutas silvestres. Na boca, a refrescancia também aparece e a acidez permanece, mostrando-se muito gastronômico.
Isso sem falar nos espumantes e demais produtos da região.
Outra coisa bacana de se saber dos "Vinhos Verdes" é que eles podem ser cortes os varietais. No Brasil, estamos acostumados com cortes, mas existem varietais incríveis que estão começando a ganhar espaço nas adegas brasileiras. Experimentei um Alvarinho que estava delicioso. O  Portal do Fidalgo apresentou aromas minerais, notas cítricas e florais. Na boca, estava refrescante, com um corpo médio e muito sabor. O final foi longo e rico.


Enfim, com o clima que temos no Brasil, super vale a pena conhecer melhor os "Vinhos Verdes" e trazê-los para o nosso dia a dia.
Santé!

2 comentários:

  1. Adoro Vinho Verde. No mês de abril deste ano, foi uma festa, com vários rótulos no Pão de Açúcar, e com preços convidativos, principalmente na segunda quinzena, com exemplares excelentes por R$20,00. Pena que a campanha era só para a Semana Santa, e agora só há poucas opções, e mais caras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade... é uma pena que não tenha mais campanhas como está...
      Quem sabe agora com o verão chegando não aconteça algo similar novamente!
      Vamos torcer...

      Excluir