Além de uma simples rolha!

Na minha humilde opinião, metade da graça em tomar um bom vinho está no ritual de tirar a rolha e liberar o "líquido do prazer". 




Hoje em dia, encontramos muitas garrafas com screw cap e, para falar a verdade, não é demérito nenhum para o vinho, pois é apenas uma forma de vedar determinado estilo de vinho, mas, como falei no começo, perde-se um pouco da graça do momento inicial.




Hoje vamos falar um pouco sobre rolhas. A rolha é feita de cortiça e esta vem da casca de uma árvore chamada Sobreiro. Quando respeita-se as regras de produção da cortiça, o Sobreiro consegue se reconstituir e em 9 anos já estará pronto para ajudar novos vinhos a encherem a nossa vida de prazer. 
Mas uma curiosidade bacana, é que para a primeira extração da cortiça é necessário um Sobreiro de 20 anos e, mesmo assim, esta primeira cortiça não é utilizada para rolhas e sim para outras finalidades. Portugal produz mais de 50% da cortiça do mundo e este pode ser considerado mais um motivo para eu amar este país.




A cortiça é utilizada também na arquitetura e no design e suas peças são incrivelmente valorizadas e, se eu pudesse, teria vários de seus itens aqui no Château. Mas como não dá, vivo inventando coisas para fazer com as minhas rolhas mais especiais.
A APCOR - Associação Portuguesa da Cortiça - elaborou um concurso para ajudar a disseminar a beleza que a cortiça pode trazer para nossa vida. O tema do concurso é: "como a cortiça está presente no seu dia a dia". Para mim isso é fácil, pois adoro fazer "lembrancinhas" e presentear meus amigos, afinal é tão difícil dar presentes hoje em dia.
Considero que ao fazê-los, pelo menos mostro que dediquei meu tempo, pois não é o valor financeiro que conta na hora de presentear, afinal de que me vale um lindo arranjo de flores, se foi escolhido pela secretária?

Dentre as coisas que faço, a rolha é minha matéria prima preferida. 




Chaveiros, são fáceis e charmosos.




Ímãs de geladeira, enfeitam e podem prender recados de amor.





Pendrives, são uteis e elegantes.




Porta-retratos, não precisam de comentários.




Puxadores dão charme a um simples gaveteiro.




Aparadores de panelas podem enfeitar um jantar.




Bandejas e suportes em geral, podem dar o toque final numa decoração.

Enfim, vivo pensando em formas de aproveitar as rolhas que foram importantes para mim e assim eternizá-las comigo, ou com pessoas queridas.
Então, apesar das rolhas já fazerem parte da minha vida há um tempo, só agora parei para estudar um pouco a respeito. Descobri que existem vários tipos: naturais, colmatadas, multipeças, técnicas, aglomeradas, capsuladas, entre outras. 




O que difere entre elas?  A forma que são feitas, mas isso não muda nada na minha vida, porque com certeza o pessoal da vinícola pensou e estudou a melhor forma de vedar o seu vinho, levando em conta o tempo de guarda, as suas características e tudo mais que possa ser influenciado pela qualidade da rolha. Eu só preciso mesmo pegar meu saca rolhas, abrir, beber e ser feliz.


E que venha o Natal para eu poder usar minha guirlanda de novo.
Santé!
P.S) Se vieres me visitar, encontrarás 100% das coisinhas acima aqui no Château!

2 comentários:

  1. Olá, essa última girlanda tem um suporte atrás? Ou é só colar com cola quente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só cola quente entre as rolhas… para pendurar coloquei uma fitinha tb colada com cola quente…
      :)
      Só que tem que guardar num lugar direitinho, se não de uma ano para o outro quebra…. coloquei numa caixinha e este ano já está na minha porta de novo!
      Depois me mandar uma foto da tua!
      beijos

      Excluir