A importância da taça certa!

A gente vive falando sobre vinhos aqui. Vinho tinto, vinho branco, rosé, espumante... vinho é o assunto que move o Château de Jane, mas se pararmos para pensar, perceberemos que há muito mais por trás de um vinho bom.
Eu costumo dizer que não importa a taça que a gente vá beber, desde que tenha haste para segurar e não esquentar o vinho, mas na verdade quando a gente pode investir um pouco mais é super bacana tomar o vinho certo, na taça certa, com as pessoas certas.



Fui numa degustação sensorial de taças na Zwilling, foi uma experiência muito bacana. Lá degustamos 5 vinhos em 3 linhas de taças diferentes. Nesta ocasião conseguimos perceber que de acordo com seu design uma taça pode modificar as nossas percepções sobre as características de um vinho.
As taças da Schott Zwiesel, são taças de extrema qualidade, que contam com diversos certificados e prêmios, mas o mais importante mesmo é a parte prática da coisa. A gente compra uma taça boa, pois quer que ela nos dê infinitos momentos de prazer, mas muitas vezes esses momentos acabam com a frustração de uma taça quebrada na pia no final da noite. Pois bem, essas taças são muito mais resistentes, elas possuem a tecnologia "Tritan Protect" que garante mais durabilidade, inclusive na haste, isso tudo sem conter chumbo, bário ou quaisquer tipo de metal. Eu posso falar bem delas, não apenas pela degustação, mas porque são as que escolhi para minha casa, quando fiz a limpa e renovei toda minha cristaleira.



Vamos as degustações, em todos os vinhos eu senti pouca diferença em sabor, mas no nariz a diferença foi gritante. Numas a gente sentia mais fruta, em outras mais álcool, também tiveram as que revelaram aromas mais complexos num segundo nariz. Enfim, foi bem bacana. Isso lembrando que estávamos tomando o mesmo vinho em linhas diferentes, mas todos foram degustados nas taças corretas.



As taças de espumantes devem ser altas para preservar o perlage e nos direcionar os aromas.



Já os vinhos brancos devem ser servidos em taças menores, para que os aromas fiquem mais concentrados e o líquido não esquente facilmente no copo.



Os vinhos tintos mais leves podem ser degustados nas taças tipo "Bourgogne", pois elas ressaltam seus aromas e encantos.



Os vinhos tintos mais encorpados caem bem nas taças estilo "Bourdeaux", elas nos ajudam a decifrar aromas mais complexos. Não esqueça que as taças podem ser "gigantes", mas não é preciso enchê-las, pois assim você conseguirá captar tudo que o vinho tem a lhe oferecer.

Agora uma dica básica: na hora de lavar as taças faça isso com o lado macio da esponja, assim você evita de riscá-las e na hora de secar, coloque-as de "boca" para baixo por alguns minutos para escorrer e depois vire-as para cima para que sequem sem marcas.
Ah! Só mais um detalhe, se não for lavá-las no mesmo dia, deixe-as com água para o dia seguinte, facilita a limpeza e ajuda a preservá-las.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário