Chianti: um pedacinho delicioso da Itália!

Quando eu escuto falar na Itália, penso direto na Ferrari, não tem como não lembrar, afinal sou apaixonada por este "cavalinho".


Outra coisa que me lembra muito este país são os Bailes de Máscaras, acho incrivelmente glamouroso participar de um evento desses.


Mas quando falamos nos vinhos italianos o que me vem a mente são os Chiantis Clássicos. Não poderia ser diferente, afinal é um vinho com fama mundial, um dos símbolos italianos.

No inicio, a base era Sangiovese e as demais uvas podiam ser outras variedades também italianas. Depois de muitos anos, abriu-se a produção para cortes com uvas internacionais (máximo 15%), sendo que apenas as uvas Sangiovese (mínimo 80%), Canaiolo, Colorino, Cabernet Sauvignon e Merlot podem ser usadas na produção do Chianti Clássico.


Na boca, em geral, se apresenta harmônico, levemente tânico e com uma acidez marcante. Possui aroma frutado com notas florais. Quando jovem é fresco, agradável ao paladar e vermelho rubi. Já quando com algum amadurecimento mostra-se com tons granada, corpo de médio para encorpado e aromas intensos com notas de especiarias. Em geral, são vinhos gastronômicos.
No caso do Peppoli, estava com bastante aroma de fruta vermelha, com um toque de café. Na boca, encorpado, mas macio, um verdadeiro carinho!


Em 1932 foi criado a "Denominazione di Origine Controllata" a DOCG que é identificada através do selo "Gallo Nero", um galinho negro no gargalo das garrafas. 
Diz a lenda, que na época medieval, Firenze e Siena lutavam pelo limite de seus territórios e entre eles estava a região de Chianti. Para resolver isto, combinaram que ao nascer do sol, quando o galo cantasse, sairia um cavalheiro de cada cidade e que onde eles se encontrassem seria a nova marca dos territórios. O galo preto fiorentino, ficou sem comer no dia anterior e por isso cantou mais cedo naquela manhã. O cavalheiro saiu com vantagem na sua missão e a região de Chianti passou a pertencer a Firenze. Viva o "Gallo Nero", que hoje é símbolo de qualidade e ajuda os consumidores na escolha de belos vinhos.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário