Viva a Sangiovese!

Contra fatos não há argumentos! Bom, isso é o que o povo fala e eu costumo acreditar que a sabedoria popular é das melhores e mais justas.




Por isso vou direto ao assunto. Nesta semana fui numa degustação na Casa do Porto, loja de vinhos super agradável, nos jardins. A degustação de vinhos italianos era para apresentar os vinhos da vinícola Tolaini, que estará entrando no Brasil agora em 2014.
Pra quem não sabe, apesar de usar o sobrenome Prado, a minha origem mais forte é mesma do povo italiano, então aproveitei para resgatar um pouquinho dessa origem e praticar o ouvido. Lembrei da minha vó com aquele dialeto gostoso e da minha mãe assistindo a Rai para treinar o ouvido.
Enfim, voltando aos fatos que não precisam de argumentos, vamos aos vinhos. Fortes, intensos e marcantes como a maioria dos vinhos da Itália.
Separei 3 sangioveses que gostei bastante, dois deles da Donna Laura, vinícola do grupo Tolaini.




O primeiro deve chegar no Brasil custando cerca de R$50,00. O Ali, que vale cada centavo, é super saboroso, com um custo x benefício perfeito. Um vinho leve, equilibrado, fácil de beber, perfeito para receber amigos em casa, sejam amigos do vinho, sejam amigos da cerveja.




O segundo vinho que gostei foi o Alteo. Extruturado, complexo e feito com uvas selecionadas. Super aromático, e com taninos muito suaves, daqueles que costumo dizer que são mesmo um carinho.




Por último, um pouco mais refinado, tanto no sabor, quanto no preço. O "Tolaini", Chianti Classico, deve chegar ao Brasil custando cerca de R$200,00. Acho que vou ter que jogar na "mega da virada", seria uma bela forma de abastecer minha adega em 2014. Este vinho é intenso e delicado ao mesmo tempo. Harmonioso, elegante e incrivelmente perfumado.



Eu tenho uma amiga que vive dizendo que só gosta de Sangiovese, eu ainda não tinha percebido o quanto essa uva é incrível, fui pesquisar e faz todo sentido, em todos os livros ela aparece como delicada e com uma acidez equilibrada. Verdade, pelo menos essas características estavam presentes em todos os que provei lá na Casa do Porto.
Então, o jeito é esperar 2014 chegar e junto com ele os vinhos da Tolaini.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário