O Brasil sabe mesmo fazer espumante!

A minha viagem para o Vale dos Vinhedos para o 1º ENOTOUR .DOC vai render vários posts para o blog, afinal foram 15 vinícolas, algumas bastante especiais, por motivos pessoais ou "enomotivos", e estas terão ao longo do ano posts exclusivos com detalhes, mas resolvi fazer um resumão diário, até mesmo como forma de armazenar minhas emoções para depois poder reavivá-las sempre que quiser através da leitura.
Vamos então ao primeiro dia de viagem: 25 de setembro.




O Orestes, da .DOC, foi nos buscar no Salgado Filho, juntamos o grupo e partimos para o Vale dos Vinhedos, direto para o "Spa do Vinho", onde ficaríamos hospedados.
Fizemos o check in, deixamos as malas e começaram as degustações que só acabaram 80 horas depois. Cansei só de lembrar.
Na primeira degustação conhecemos melhor a história e os produtos de 4 vinícolas, representantes da Vallontano, Don Guerino, Aracuri e Adolfo Lona apresentaram seus vinhos. Neste dia, foquei nos espumantes, são eles os protagonistas do post de hoje.




O Brut Rosé da Don Guerino, feito com uvas 100% Malbec, estava fantástico. Além da cor, que me atraiu antes mesmo de chegar à taça, o espumante tinha uma acidez tranquila e equilibrada. Aromas de morango e um pouco de rosas me levaram a querer agilizar o primeiro gole e este não decepcionou, na boca a sensação de leveza e alegria toma conta da gente. O valor é bem realista (R$ 30,00) e com certeza, pode ser o escolhido para a noite de Reveillon.




Outro espumante que degustamos foi o Orus, do Adolfo Lona, algo perto do inacreditável. Feito com as uvas Pinot Noir, Chardonnay e Merlot ele tem o glamour que beira a exclusividade, são apenas 600 garrafas por ano. Cada uva, na minha opinião, é responsável por uma característica, a Pinot proporciona uma força delicada, a Chardonnay a sensação de frescor impressionante e a Merlot participa dando a cor rosada ao espumante. Ele é realmente incrível e pode ser a garrafa ideal para abrir na hora da virada, para o primeiro brinde do ano.




Depois fomos à uma degustação bem especial, na vinícola Garibaldi, cooperativa com 327 famílias envolvidas. Para mim ela é especial porque, no ano em que morei lá, passei diversos domingos passeando e degustando no varejo da Vinícola, que ficava há poucas quadras da minha casa.
Lá experimentamos a linha Acordes, que será lançada em breve, vinhos ainda sem rótulos, mas repletos de personalidade e sensações. A cada taça uma música diferente: clássicas, rock, nacionais... Mas o que fez a diferença mesmo, foi envolver mais um sentido para assim poder viver cada gole por completo.



Degustamos um Chardonnay, um merlot e um espumante, seguindo a mesma linha vou destacar o espumante, que é feito com 70% Chardonnay e 30% Pinot Noir. Perlage fino e elegante, com fruta na medida certa e aquela sensação do brut estava espetacular, dando um toque de delicadeza ao primeiro gole.
Depois da degustação a Garibaldi nos ofereceu um jantar harmonizado perfeito no qual o grupo se entrosou e as amizades começaram a desabrochar. 

Santé!

Um comentário:

  1. Adorei Jane! Será que tem algum lugar onde comprar em SP? bjs Ale

    ResponderExcluir