Vinhos chilenos para conquistar o paladar brasileiro!

O Chile é um país encantador, eu nunca estive lá com foco em vinhos, mas posso assegurar que o povo sabe receber, apesar de falar rápido demais.
Enfim, quem não começou sua vida no vinho através dos "chilenos" clássicos que encontramos no Brasil? Somos um dos principais focos de exportação das vinícolas chilenas, isso porque além de consumir seus produtos, são deles os primeiros vinhos que nos vem à mente.




Mas existem vinhos bem mais elaborados no Chile, com uma riqueza incrível de sabor e aromas, posso assegurar que os vinhos chilenos são alvo fácil para lotar a adega sem muitas chances de errar, perfeitos para o paladar do Brasil.




O nosso mercado de vinhos está se aprimorando e, assim como o gosto do brasileiro, as importadoras também estão qualificando cada vez mais seu portfólio. 
Semana passada fui num almoço da Viña La Junta, no Zeffiro em São Paulo, e conheci alguns de seus produtos. Vinhos que estão conquistando o Brasil. Provamos 6 vinhos e destes escolhi meus 3 preferidos. 




O primeiro é especial, sem dúvida o que me encantou mais, daqueles que eu definiria como "meu número". O Cabernet Franc Grand Reserva é um vinho com aromas de frutas negras, sabor complexo e persistente, mais de um ano de madeira e muita elegância. Eu o classificaria como um vinho convidativo no aroma e com sabor de "quero mais", após o primeiro gole.




O outro vinho que gostei muito é da mesma série, "Grand Reserva", mas um varietal Cabernet Sauvignon. Um vinho capaz de fazer um super sucesso com os brasileiros, eu diria mais, ele é o retrato do paladar nacional. Aromático, estruturado e volumoso, daqueles que um gole rende dois em sabor.




Por último, queria falar sobre o Escalera 2008, um vinho muito bom, mas por ser um blend especial, feito apenas em safras igualmente especiais, a gente já vai esperando algo incrível. O vinho não decepciona. Redondo, equilibrado, macio, perfeito... com certeza, é daqueles vinhos para momentos também especiais.
Alguns rótulos já são comercializados no Brasil, outros ainda não... mas vale a pena esperar e experimentar.

Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário