Ficou mais fácil entender os vinhos chilenos!

Esta semana aconteceu o "Wines of Chile", em São Paulo. O evento contou com a participação de jornalistas, profissionais do setor e consumidores em geral.
Preciso começar elogiando o pessoal da CH2A que esteve impecável. Parabéns gurias, vocês foram incríveis.





Achei muito legal a iniciativa da "Wines of Chile" de se organizar e criar subdenominações regionais para os vinhos chilenos, isso só tem a ajudar a fixar -ainda mais- os produtos do Chile no mercado.
Agora os vinhos serão divididos em: Andes, Entre Cordilheiras e Costa. Com isso fica muito mais fácil identificar as características de cada vinho já pelo rótulo.
Por exemplo, vinhos da Costa são mais frescos, da região Entre Cordilheiras são mais delicados e com grande capacidade de guarda, já a subdenominação Andes dá origem a vinhos mais intensos. 
Achei super explicativo e objetivo, claro que toda regra tem sua exceção, mas quando isto estiver mais disseminado com certeza vai ajudar o consumidor a escolher coisas diferentes sem medo de errar. 
Agora vamos para os vinhos.




Desta vez, consegui me organizar e chegar a tempo da Masterclass, valeu super apena, pois eu adoro quando o pessoal se preocupa em colocar os representantes de cada vinho para falar sobre seu produto, afinal quem poderia passar melhor o que cada rótulo tem para oferecer?
Escolhi um de cada subdenominação como meu preferido, vamos aos escolhidos:




Da Costa o "Cool Coast Sauvignon Blanc 2012", um vinho com aromas de abacaxi e um pouco de notas minerais. Na boca um clássico Sauvignon Blanc, com bastante aspargo, notas cítricas e um pouquinho salgado no final. Pra mim, perfeito!




Da Entre Cordilheiras eu escolhi o "Vértice 2007 Carmenère / Syrah", um vinho com aromas agradáveis de frutas vermelhas, com um toque de frutas negras e um pouco de especiarias. Complexo, equilibrado, delicado, expressivo... todas as características que eu adoro num vinho.




Já da área dos Andes eu escolhi o "Intriga", não só porque achei o nome intrigante, mas porque o vinho consegue ser mesmo o que o nome diz. Com aromas delicados e convidativos torna o primeiro gole uma verdadeira surpresa. Seu equilíbrio e complexidade consegue agradar a todos os paladares, seus taninos, incrivelmente macios, são capazes de transformar uma taça de vinho em um momento de felicidade.

Da feira em si não posso falar muito, pois tive um compromisso e não pude ficar mais, mas deu para perceber que além de cheia, estava aparentemente agradando a todos.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário