Vinho e comida, um "pas-de-deux" perfeito.

O que é mais gostoso do que tomar um bom vinho? Tomá-lo acompanhado de uma bela comida, afinal este é um dos casais mais perfeitos da terra.
Eu já havia degustado alguns dos rótulos que vou falar hoje, inclusive já postei aqui no Château, se não lestes, segue o post para dares uma olhada: "Aprendendo com quem mais sabe."




No entando, hoje vou falar da sensação de degustá-los acompanhados de pratos especiais. Semana passada fui convidada para um jantar na sede da vinícola argentina Nieto Senetiner, aqui em São Paulo. 




A casa é uma graça, super aconchegante e a recepção feita pelas gurias da "Rodrigues Freire" estava impecável, parecíamos todos amigos de longa data. E para nos contar mais sobre os vinhos, o sommelier da Nieto aqui no Brasil, Maurício Marcondes.




Na recepção degustamos o espumante Cadus Brut Nature, feito com Pinot Noir e Malbec. Perlage encantador, com um sabor incrível. O vinho base passa por de 3 a 6 meses em barrica e após engarrafado segue, no método champenoise, por cerca de 18 meses - de acordo com as safras, o enólogo decide qual o tempo necessário para garantir a qualidade do produto. Mas o que me encantou mesmo foi a tonalidade "salmão" da bebida que lembra um pouco os rosés.







Eu achei perfeito com os diversos canapés servidos. Os meus preferidos foram de presunto parma e salmão.




Após, começou o banquete. Primeiro um prato de Fraldinha (Vazio) ao forno com ervas e legumes grelhados. Para acompanhá-lo, a Maurício serviu o Cadus - Blend of Vineyards Malbec.




O segredo mais legal deste vinho é que apesar de ser 100% Malbec, é feito a partir de uvas colhidas em 3 terroirs diferentes, o que o torna um blend de Malbec, capaz de preservar a qualidade entre as safras de acordo com a "alquimia" do enólogo. O vinho possui aromas de frutas negras e especiarias, além de um sabor equilibrado e taninos macios.




Após tivemos a oportunidade de harmonizar o Cadus Grand Vin com uma polenta cremosa com ragu de cordeiro. Estava simplesmente um espetáculo. O vinho possui notas florais e após 24 meses em barrica se mostra com aroma predominante de ameixa e um toque de baunilha. Na boca o vinho demonstra muita personalidade. 








Mas não acabou por ai, eu já não estava com fome, mas não tinha como não provar o Filé com shitake e shimeji, que foi servido harmonizado com o Cadus- Vineyards Malbec. Um vinho com bastante ameixa e flor, encorpado e extremamente elegante. 




Depois, o Maurício nos fez uma grata surpresa, nos deu o prazer de degustar o Cadus Malbec 2000. Um vinho incrível, com taninos perfeitos, equilibrado, surpreendente. Ainda restam 11 garrafas desta maravilha, pois a 12ª a gente já tomou. A pena de restarem tão poucas garrafas é que o vinho ainda se apresenta com características de guarda e poderia durar mais uns bons anos.




Para encerrar uma sobremesa de merengues e morangos. Delícia.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário