Meu próximo destino: South Africa

Seguindo a série "volta ao mundo sem sair de São Paulo", hoje é dia de fazer um tour através dos vinhos da África do Sul.




Antes de começar a citar os vinhos saborosos que degustei, queria falar um pouco sobre o bate papo que tive com o gerente de marcado da "Wines of South Africa", Matome Mbatha. Falamos sobre a preocupação em produzir vinhos com a qualidade necessária para e ser respeitado e competitivo no mercado mundial.
De toda nossa conversa o que mais me chamou atenção foram as semelhanças entre a gente. Começando pela simpatia e alegria que é tão contagiante quanto a nossa. Além disso, a cultura do vinho também está começando a se desenvolver e ganhando espaço nas mesas de bares que antes era frequentada apenas por garrafas de cerveja e whisky.
Fora isso outra coisa que temos em comum com a África do Sul é a Copa do Mundo. Segundo Mbatha, o consumo interno de vinhos aumentou 30% após os investimentos na divulgação do rótulo oficial da competição. O Brasil também tem seu vinho para o evento, será que saberá investir da forma correta para obter os mesmos resultados positivos? Veremos.

Bom, vamos aos vinhos, pensei em uvas ícones e vinhos com algum significado, ai vão eles:




O vinho da Copa da África do Sul foi da vinícola Nederburg, mas não tive a oportunidade de degustá-lo, no entanto, eles estão entrando no mercado com vinhos de qualidade e custo baixo. A linha Foundation promete trazer novos adeptos ao hábito de beber vinhos e já está sendo comercializada no Brasil.




O Spice Route, é 100% Mouvèdre um vinho equilibrado que passa por barrica para adquirir o corpo e intensidade ideais. Aromas contagiantes, macio e redondo. Um vinho que agradaria a maioria dos paladares.  




O Spencer Bay Pinotage, um varietal completo, extremamente saboroso, aromático e com perfil para uma comemoração incrível.




"The FMC" é 100% Chenin Blanc, aromático, gostoso e extremamente especial. Um vinho branco com madeira que é puro sabor, eu diria que é um branco para a vida toda.




Gabrielskoof Shiraz 2009 é um vinho cheio de especiarias, bem aromático, intenso e complexo. Ele é um corte que leva mais de 85% de Shiraz, mas que também tem Mouvèdre e Viognier em sua composição. 



Antes de terminar, gostaria de falar sobre umas analogias legais que o Mbatha fez com relação aos vinhos e aos animais da África do Sul.
Cabernet Sauvignon = Elefante (pois é forte e grande, assim como o sabor intenso do vinho e a taça grande que se utiliza para melhor degustá-lo.)
Espumante = Girafa (Elegante como a bebida e comprida como sua taça.)
Pinot Noir = Hipopótamo (vive na água e na terra, assim como a uva Pinot que é tinta, mas se comporta como branca em algumas ocasiões, além de ser "redondo" como a taça adequada para desgustar um belo Pinot.)
Adorei, nunca havia parado para pensar...
Fiquei apaixonada, agora vou começar a programar minha próxima viagem que, com certeza, será para África do Sul.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário