Uruguai sem tannat!


Não é segredo algum o quanto eu gosto do Uruguai e que pretendo morar lá quando me aposentar, para quem não leu este post, segue o link.


Sou fã deste país por diversos motivos, mas hoje em especial, vou falar de uma degustação orientada que fui na Expovinis sobre os vinhos brancos do Uruguai. Sim, nada de Tannat, apenas brancos surpreendentes que destacaram o quanto os verões da minha aposentadoria serão frescos, frutados e saborosos.


Quem falou sobre o assunto foi o Didu, um profissional que sabe falar de vinhos. Sim, porque não adianta saber sobre os vinhos, é preciso saber FALAR sobre vinhos. 


Mas, voltando ao brancos uruguaios, a experiência foi sensacional. Experimentamos 7 brancos, um mais surpreendente do que o outro. Eu não faço idéia dos preços, não perguntei, então parto do pressuposto que os dois que vou citar serão apenas pelos aromas e sabores envolvidos.


O Amaneceres La Puebla é um Chardonnay bem saboroso, que passou por 5 meses de barricas, e com isso adquiriu algo amanteigado, intenso... apesar de frutado, é um vinho que lembra algo mais adulto, menos frenético. Um vinho para ser degustado com calma e maturidade num momento especial.


O Bouza é sem dúvida um vinho espetacular. Eu adoro a linha toda, mas esse Albariño, em especial, estava incrível. Um vinho bem refrescante, com bastante fruta, cítricas e tropicais. Não costumo harmonizar muito por aqui, mas esse ficaria uma delícia com uma anchova assada na brasa, num final de semana no Uruguai então, perfeito!!!
Adorei a degustação, na próxima vez que for ao Uruguai certamente tomarei muitos brancos!!!
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário