Torrontés e não Malbec!

Definitivamente a Argentina é um país encantador. Quem nunca foi a Buenos Aires e engordou uns quilos por lá, não sabe o que está perdendo.
Para mim, passear em Buenos Aires é dar uma volta na Europa da América do Sul. Acho que a arquitetura e a riqueza de história que encontramos na capital argentina é tamanha que nos remete a lugares historicamente mais antigos que o nosso continente.




Quando se fala em futebol, sem comparações, a gente lembra o Maradona, quando se fala em comida, carne e quando se fala em vinho, Malbec. Pois bem, sou super conservadora e por vezes deixo de experimentar coisas novas para não ter perigo de errar, no entanto tem coisas que é burrice não enxergar.




Um exemplo disso é que a uva Malbec pode ser a mais famosa da Argentina, mas existem vinhos incríveis dela por todo mundo. Já a uva branca Torrontés é de origem do país "hermano" e é de lá que sai os melhores vinhos desta casta.
Uma uva que gera bebidas extremamente aromáticas. As flores são identificadas desde o primeiro nariz (sentir o aroma assim que o vinho é servido na taça). Esses aromas nos remetem à vinhos mais adocicados, mas no caso da Torrontés a surpresa causada pela acidez é gratificante. Vinhos frescos com sabor de frutas e leve toque de mel.




Eu fiz um jantar para uns amigos e abrimos um San Pedro de Yacochuya - Torrontés.  Como foi após a comilança acabou sobrando bastante para o dia seguinte. Foi então que pude analisá-lo com calma. Foi uma agradável surpresa, o vinho estava mais aromático do que podia me lembrar. Decidi então que aquele momento seria especial. Peguei um livro legal para ler, iluminei a casa de forma que ficasse agradável para ler e pronto: literatura + vinho + ficar de bobeira em casa = tudo de bom!
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário