O Charme do Clericot

Eu sou do extremo sul do Rio Grande do Sul, costumo dizer que o Uruguai é mais perto que o restante do Brasil. Por isso, nossa cultura tem tantas coisas em comum com as do país vizinho.
Chimarrão - ou mate, bombacha, churrasco, alpargatas... todas tradições compartilhadas entre os gaúchos e os hermanos. Nesta última vez que estive em Porto Alegre, fui num bar com meus amigos e vi no cardápio "Clericot", o que foi uma surpresadepois de 3 anos e meio morando em São Paulo! A bebida tem como base frutas e vinho branco. 



O Clericot é de origem francesa, mas hoje em dia é conhecido como bebida típica na Argentina e no Uruguai. Está ai mais uma característica que, nós gaúchos, temos em comum com os países vizinhos. Afinal, no Rio Grande do Sul, a bebida é comum os restaurantes, pubs, baladas e até nas festinhas em casa.





Clericot me traz ótimas recordações, todo Natal minha tia faz uma jarra para iniciar a noite juntos aos tradicionais "nuts" natalinos.

Agora, tome cuidado com as frutinhas, elas são uma delícia, mas puro álcool.

Receita do que tomamos:

- 1 maçã
- 1/2 abacaxi
- 12 morangos
- 1 kiwi
- 1 dose de contreau ou conhaque
- 1 cl. de açúcar
- 1 lata de soda
- 1 garrafa de vinho branco seco

Existem lugares que fazem com uma garrafa de espumante e outros que usam apenas vinho branco seco e frutas (que é o meu preferido).


Quem sabe você se inspira e faz para este Natal também?! A bebida é ótima e cheia de glamour, ADORO!


Santé!



2 comentários:

  1. Adoro!!!! Vamos fazer na minha próxima ida a SP ou na sua visita por aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super combinado!! :) Esse ai eu tomei em Porto Alegre!

      Excluir