D.O Vale dos Vinhedos

Amanhã é dia 20 de setembro, dia que o Rio Grande do Sul comemora a Revolução Farroupilha. Eu, apesar de não morar mais no sul, tenho um carinho enorme pelo Estado Gaúcho. 
Por isso resolvi escrever sobre a Denominação de Origem (DO) do Vale dos Vinhedos, a primeira região a conseguir o selo de DO no Brasil.



O Vale dos Vinhedos possui cerca de 81 km² e foi criado em 1995 com a fundação da APROVALE, associação que conta com 24 associados em toda a região.
A Denominação de Origem foi criada na França e hoje está presente em diversos países como Itália, Espanha e Portugal.
A DO no Brasil trará diversos benefícios para os produtores brasileiros. Além de maior visibilidade, o selo facilitará a exportação para Europa e ainda abrirá novas oportunidades para os vinhos do Brasil.

Esse selo não garante qualidade, existem DOs bons e ruins em todos os lugares, Rioja, Bourdeaux, Chiantes, enfim para todos os vinhos do mundo o que garante a qualidade é o carinho, estudo e dedicação durante a elaboração da bebida.
As vinícolas Miolo, Casa Valduga, Dom Laurindo, Pizatto entre outras já estão produzindo rótulos com o selo de "DO Vale dos Vinhedos". 



Vale a pena provar e poder falar com orgulho, aos amigos gringos, do que é nosso!

Aos gaúchos: Aproveitem o feriado de amanhã e abram uma bela garrafa do Vale dos Vinhedos. 

Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário